Este livro contém uma mensagem dirigida à humanidade. Os estilo apologético é vazado em linguagem simples e, por vêzes, figurada, sem prejuízo do valor das verdades substanciais que ensina.

Apresenta uma supercosmologia, que parte da existência de um meta-universo perfeito, a PLANICIE RACIONAL, de onde viemos e para onde retornaremos algum dia. Explica e justifica a existência do universo perecível em que vivemos.

Mostra o caminho a trilhar para atingir o reino do Absoluto, fazendo uso pleno da razão, o que se conseguirá uma vez alcançandas o estado de graça da IMUNIZAÇÃO RACIONAL.

Nos quadros dessa Ciência Superior são inseridas a explicação da Origem da matéria, do desenvolvimento da vida e do fenômeno da consciência: introduzido o princípio da finalidade, da liberdade e da sobrevivência.

Mostra, ainda, ao desenvolver as suas teses, que não se trata de uma religião: não há uma dogmática imposta pela autoridade, de onde se deduziriam crenças e se estabeleceriam normas de conduta sujeitas a sanções inapeláveis. Há, isso sim, uma percepção direta do infinito.

Distingue, o Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, a natureza invariante dêsse meta-universo, despido de aparências fugazes, caracterizando-o como entidade que "é" e não como entidade que "está sendo", como no caso do nosso universo deformado da verdade contingente.

O leitor atento, persistente na reiteração da leitura e culto, encontrará nas paginas brilhantes deste livro as mais legitimas conquistas do pensamento filosófico e científico de todos os tempos, passando por Platão e terminando nas realizações científicas contemporâneas, que, diga-se de passagem, são uma vitoria do platonismo.

Eis algumas correlações entre êsse pensamento e o conteúdo do livro: Neste o homem é vinculado ao universo (sete sementes), o qual deverá findar-se com o retôrno do ultimo ser humano à sua base de Origem, a Planície Racional.

Êsse supersubjetivismo encontra-se em Eddington e é abraçado, pode dizer-se, pelos matemáticos e físicos atuais, todos filiados ao platonismo.

Vê-se que o livro sustenta que a vida preexiste ao ser humano; que o corpo e o espiríto constituem numa unidade, que permanecerá na outra vida, com nova natureza.

Esta unidade é sustentada por W. James e por B. Russel (neorealismo). O livro introduz a diversificação da eternidade, decompondo-a segundo uma hierarquia. isso equivale a introdução da diversificação do infinito na ciência hodierna, feita por Gerge Cantor com a sua fabulosa teoria transfinito.

O livro faz uma crítica fundamentada à impotência da razão humana, condicionada pelas imperfeições inerentes ao nosso universo. Essa insuficiência foi demonstrada pelos trabalhos notáveis de dois grandes vultos da ciência formal moderna, Kurt Gõdel e P. Cohen, quando provaram a existêcia dos indescidíveis.


                           LEIA O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO.


 O  estudo desse Livro desenvolve o raciocínio, a vidência e o aparelho


Um comentário: